Um papo sobre internet feat. Yasodara Cordova - ep #4
29/06/2020

No episódio de hoje recebo Yasodara Cordova, amiga de longa data, para falar sobre internet/web. Iniciamos o papo com a pergunta: Perdemos a internet/web? A Web nasceu para ser aberta e acessível para todos, porém, nos últimos anos, grandes monopólios subverteram essa característica e atualmente podemos afirmar que a internet é de poucos. Um ponto importante levantado pela Yaso é a nossa falta de criatividade. De fato, não adianta criticar o modelo vigente mas não propor e tentar coisas novas. Também falamos sobre regulação, abordando a LGPD e Fake News. Pensando sobre o futuro, falamos sobre internet descentralizada, onde Yaso apresenta uma visão interessante sobre o tema.

Olá, eu sou o Jaydson Gomes e este é o Capitalistas de Merda.

No episódio de hoje recebo Yasodara Cordova, amiga de longa data, para falar sobre internet/web.
A Yaso trabalhou em várias posições no passado, incluindo Pesquisadora, Especialista em Web, Gerente de Projeto e UX/UI Designer.
Antes de ingressar no Banco Mundial, trabalhou no HKS digital, um programa no Belfer Center da Kennedy School e participou do Berkman Klein Center for Internet & Society, ambos em Harvard.
Yaso também escreve sobre tecnologia e sociedade para o TabUol e em seu Medium pessoal.

Iniciamos o papo com a pergunta: Perdemos a internet/web?
A Web nasceu para ser aberta e acessível para todos, porém, nos últimos anos, grandes monopólios subverteram essa característica e atualmente podemos afirmar que a internet é de poucos.
Yaso apresenta sua visão sobre o tema, falando entre outras coisas a seguinte frase:

“Usamos a internet para comprar e vender coisas e para criar subcelebridades” - Yaso, 2020

Um ponto importante levantado pela Yaso é a nossa falta de criatividade. De fato, não adianta criticar o modelo vigente mas não propor e tentar coisas novas.

“Precisamos voltar a ser criativos na internet” - Yaso, 2020

Também falamos sobre regulação, abordando a LGPD e Fake News:

“Lei no Brasil você pode escolher não obedecer se você for branco ou rico” - Yaso, 2020

Pensando sobre o futuro, falamos sobre internet descentralizada, onde Yaso apresenta uma visão interessante sobre o tema.
O futuro da Internet será ter duas internets, a internet do governo e a outra internet, descentralizada.

Foi um papo muito rico e interessante, vale ouvir na íntegra o episódio.

Em vídeo

Para quem gosta de consumir o conteúdo em vídeo, segue abaixo. E ah, se inscreve lá no canal do Capitalistas de Merda no YouTube!

Citações

Fuck You Instagram 🖕
Lições do Covid: sites são importantes, porra
Manyverse
Inrupt - projeto do Tim Berners-Lee

Dicas

alda.io
Programação e música (É possível criar música com código?)
I Know This Much Is True

Créditos

Imagem de destaque: https://unsplash.com/photos/2m71l9fA6mg Música de abertura: Capitalistas de Merda, Jaydson Gomes


Hosts

Jaydson Gomes

Jaydson Gomes

Jaydson Gomes atua na área da tecnologia desde o início dos anos 2000. Antes disso, seu contato com computadores só era possível quando visitava seus primos, que já possuíam acesso à tecnologia. Somente por volta dos 16 ou 17 anos é que teve seu primeiro computador, um AMD K6 II 500Mhz com overclock. Sua primeira interação com o mercado da tecnologia foi em seu primeiro emprego, em uma loja de informática de um amigo, onde aprendeu a montar e consertar computadores.


Participantes deste episódio

Yasodara Cordova

Yasodara Cordova

Sou bacharel em Desenho Industrial e possui MBA em Gestão Estratégica.
Trabalhei em organizações internacionais, na indústria de padrões, governos e academia, alavancando a tecnologia para projetos de grande escala.
Trabalhei em várias posições no passado, incluindo Pesquisador, Especialista em Web, Gerente de Projeto e UX/UI Designer.
Antes de ingressar no Banco Mundial, trabalhei no HKS digital, um programa no Belfer Center da Kennedy School e participei do Berkman Klein Center for Internet & Society, ambos em Harvard. No meu tempo livre, gosto de música e saio com meu filho.