Senso comum feat. Ivan Dourado (Senso Comuna) - ep #6
13/07/2020

No papo de hoje recebemos Ivan Dourado, do canal Senso Comuna. Ivan é professor de Sociologia e em sua tese de doutorado fala sobre o senso comum. Neste episódio temos a oportunidade de ouvir diretamente do Ivan os tópicos e estudos presentes em sua tese. Qual é a diferença entre percepção e opinião? O que é o senso comum? Qual a diferença entre o senso comum e o conhecimento científico? Essas são apenas algumas das questões abordadas e respondidas nesse papo incrível.

Olá, eu sou o Jaydson Gomes e este é o Capitalistas de Merda.

No papo de hoje recebemos Ivan Dourado, do canal Senso Comuna.
Ivan é professor de Sociologia e em sua tese de doutorado fala sobre o senso comum.
Neste episódio temos a oportunidade de ouvir diretamente do Ivan os tópicos e estudos presentes em sua tese.

“Somos resultado dos contextos sociais, educacionais e experiências do que a gente viveu” - Ivan Dourado

Qual é a diferença entre percepção e opinião?
O que é o senso comum?
Qual a diferença entre o senso comum e o conhecimento científico?

Essas são apenas algumas das questões abordadas e respondidas nesse papo incrível.

Em vídeo

Para quem gosta de consumir o conteúdo em vídeo, segue abaixo. E ah, se inscreve lá no canal do Capitalistas de Merda no YouTube!

Citações

Canal Senso Comuma: https://www.youtube.com/channel/UCyJYZugIbTwCx965dZ47aCg/
Institucionalização do senso comum opinativo brasileiro: responsabilização educativo-institucional no fechamento prematuro das consciências sociais: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1266

Dicas

Nem o centro e nem a periferia: https://monstrodosmares.com.br/produto/nem-o-centro-e-nem-a-periferia/
Little Fires Everywhere: https://www.imdb.com/title/tt8089592/
The Midnight Gospel: https://www.imdb.com/title/tt11639414/
A ralé brasileira: https://www.amazon.com/Rale-Brasileira-Quem-Portugues-Brasil/dp/8569220375

Créditos

Música de abertura: Capitalistas de Merda, Jaydson Gomes


Hosts

Jaydson Gomes

Jaydson Gomes

Jaydson Gomes atua na área da tecnologia desde o início dos anos 2000. Antes disso, seu contato com computadores só era possível quando visitava seus primos, que já possuíam acesso à tecnologia. Somente por volta dos 16 ou 17 anos é que teve seu primeiro computador, um AMD K6 II 500Mhz com overclock. Sua primeira interação com o mercado da tecnologia foi em seu primeiro emprego, em uma loja de informática de um amigo, onde aprendeu a montar e consertar computadores.


Participantes deste episódio

Ivan Dourado

Ivan Dourado

Professor de Sociologia - UPF; Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - UPF; Doutor em Educação - FAED - UPF (na Linha das Políticas Educacionais em Sociedades Complexas), Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS (Bolsista CNPQ). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua também como consultor e assessor Pedagógico/educacional. Realiza palestras e oficinas de formação de professores, pais e alunos da educação pública e Privada. Pesquisador do grupo NEMIS - (Núcleo de Estudos de Movimentos e Identidades Sociais) o Projeto de Pesquisa - Movimentos sociais populares, Estado e políticas públicas UPF; Coordenador do Projeto de Extensão Pré-Vestibular Popular e Comunitário UPF, Coordenador dos Cursos Livres UPF e Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (UPF). Reconhece que a vida não cabe no currículo e que ser chamado de professor, no Brasil, é uma honra, já que a Educação é um dos meios mais ricos de revolucionar o país. Afinal, para que e para quem serve o nosso conhecimento?

Jorge Acosta

Jorge Acosta

Mestre em Direito e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade La Salle (2017).
Pesquisador do Grupo de Pesquisa Teorias Sociais do Direito e Pluralismo Jurídico e Direitos Humanos: diálogos culturais transfronteiriços, ambos vinculados ao programa de mestrado em Direito da Universidade La Salle - RS. Formação complementar: Tecnopolítica y Ciudanía Digital pelo Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina (CLACSO - 2018); Curso Teatro do Oprimido - Teatro de Fato (ONGSS - 2019)